sábado, 23 de janeiro de 2010

Terremoto social, o mundo parou! Slim Rimografia e DG!

Por: Marcílio Gabriel

Nos últimos dias o mundo presenciou e vem acompanhando a tragédia decorrente no Haiti. Um terremoto abalou o país no que praticamente destruiu uma nação completamente. Ajuda de todos os lugares do planeta estão sendo enviadas aos locais da destruição, seja com tropas militares, médicos, alimentos, roupas... Países importantes do globo tentam com essa ajuda salvar o que ainda é possível e consequentemente organizar e reconstruir o Haiti.
A música, que tem seu poder de movimentar ações e pessoas, está fazendo sua parte através de sua própria arte, voltando sua atenção para o fato decorrente no Haiti.

Artistas como Wyclef Jean, que criou uma fundação de apoio ao país e outros como Bruce Springsteen, Justin Timberlake, Shakira, Sting, Alicia Keys, Sheryl Crow, Beyonce, Coldplay, U2, Jay-Z e Rihana fizeram shows com a arrecadação destinada também ao apoio para o Haiti.

Aqui no Brasil artistas da música Rap também se mobilizaram e chamaram a atenção de seus fãs para a causa. O MC Slim Rimografia e o Rapper DG fizeram músicas com o tema.
O Programa Freestyle conversou com esses artistas que falaram sobre essas produções e sobre este alerta através da música para a situação no Haiti.


Slim Rimografia - Divulgação

Slim Rimografia que fez a música “Terremoto Social” falou sobre o momento e a inspiração para compor a canção: “O Haiti vem sendo explorado há muito tempo, pelo fato de ser o primeiro país a expulsar o imperialismo Francês por isso foi deixado a Deus dará, o povo vivendo na miséria extrema e hoje é explorado pela mão de obra semi-escrava, pelas grandes indústrias. O que me inspirou em compor é saber que esse país já foi devastado muito antes desse terremoto”.

O Rapper DG, numa parceria com Mr. Bomba do grupo SP Funk, também falou como foi compor a música “O Mundo Parou”: “Mr. Bomba é um dos melhores produtores e músicos do Brasil, ir ao estúdio dele sempre é um prazer, nós comentamos muito sobre a situação no Haiti, e logo depois ouvindo as milhares de bases que ele tem, a idéia veio como mágica, saiu naturalmente, temos conhecimento do grau de seriedade do ocorrido, e a certeza da importância dessa conscientização, era o momento certo para compor a nossa contribuição para esse ocorrido tão triste.”


Mr. Bomba e DG - Divulgação

Sobre os artistas do mundo todo estarem se mobilizando e mobilizando seus fãs, Slim e DG também falaram sobre a importância desta atitude: “Acho que o importante mesmo são as pessoas independente se são artistas ou não, os artistas tem uma projeção maior, mas o povo que pode fazer algo acontecer de verdade”. Opina Slim.

DG também acredita na importância da mobilização geral: “Todos sabemos que tivemos ocorridos aqui no Brasil também, como Angra dos Reis, por exemplo, o mundo passa por uma transformação muito drástica de clima, esse terremoto nos provou isso, acho de extrema importância os artistas que tem algum poder de comunicação se mobilizarem de alguma forma, seja para ajudar ou para conscientizar as pessoas de que algo precisa ser feito antes que seja tarde”.

Ainda Slim Rimografia completa sobre a influência da músicas e situações como esta: “Acho que pode alertar a população, tipo dar o aviso, aí cada um pode decidir se é válido realmente lutar, se mobilizar em prol de um bem comum, eu acredito na musica como uma arte que vai muito além do entretenimento”.

DG também vê que a música pode impulsionar a mobilização das pessoas para fatos como esse do Haiti e outros que ocorreram e que tiveram uma grande atenção mundial: “Muitas pessoas precisam se conscientizar do caminho que o mundo está tomando, e como ele estará daqui a 20 anos, está comprovado que de cada 20 pessoas que morrem, nascem 40, ou seja, temos um saldo diário positivo de milhares de pessoas a mais, e a forma que estamos usando os recursos naturais estão obedecendo somente as regras do capitalismo, e esgotando o que temos aos poucos, a música hoje é um dos pilares dessa mudança que precisamos começar agora, o poder de comunicação da música é incrível.”

Clique aqui e ouça o som "Terremoto Social" de Slim Rimografia!

Clique aqui, ouça e baixe o som "O Mundo Parou" de DG e Mr. Bomba!

É importante lembrar também que desde o mês de novembro de 2009 fortes chuvas atingem municípios do Estado de São Paulo. Nos últimos dias do mesmo ano, 2009, o Rio de Janeiro recebeu o ano novo com as tempestades que deixaram sinais de destruição em boa parte das cidades do Estado. Na região Sul do país a situação não é diferente, pois o mal tempo e o clima instável assustam todos os dias moradores de cidades do Estado de Santa Catarina.
A impiedosa fúria da natureza e a incompetência das lideranças governamentais que não sabem dar à população uma diretriz ou apontar uma breve solução pra amenizar o sofrimento de quem é vítima desta situação, além de transtorno, ocasionaram perdas para os cidadãos como casas, móveis, documentos e vidas.

Nenhum comentário: