sábado, 6 de junho de 2009

Programa Freestyle entrevista: Zizi StreetArt!


Um dos maiores destaques dos muros do nosso Brasil, (também no sentido colorido da coisa), o grafiteiro Zizi StreetArt fala um pouco de seus projetos, profissionalismo e das influências de seus trabalhos em matéria exclusiva para o Programa Freestyle. Confira:

Por Fabio Bocão

P.F: Quem é o Zizi? Fale um pouco do seu trabalho com o Grafite?

Zizi: Zizi é meu apelido. Ganhei este apelido pois meu nome é
Zirmalei, e quando me mudei para o bairro onde moro as pessoas achavam difícil de se pronunciar.
Comecei a fazer grafite em 1997, junto com o Slim, Akn, Moikanos, etc.

P.F: Você vive dos seus trabalhos artísticos?

Zizi: Prefiro levar tudo como um robby as coisas tem que acontecer naturalmente .

P.F: Como surgiu o interesse em pintar?

Zizi: Acho que não foi diferente de ninguém. Já desenhava quando criança e quando comecei a freqüentar a rua tive o interesse pelo grafite e daí nunca mais parei.

P.F: O que é preciso pra se profissionalizar? Qual a maior dificuldade para quem quer viver do Grafite?

Zizi: Pra ser um profissional em qualquer coisa não depende de uma remuneração e sim de um profissionalismo e dedicação. Primeiramente existem varias formas de se viver de grafite: pode ser pelo comercial pintando comércios, pode ser pelo lado artístico, criando cenários, sendo figurante em filmes publicitários, etc. Depende do caminho que você quer trilhar.
Eu ainda não me decidi e prefiro me dedicar a minha família e amigos .

P.F: No que você está trabalhando atualmente?

Zizi: Atualmente trabalho de tele operador das 17:40 ás
12:00 desenvolvo uma oficina para menores infratores, estou escrevendo alguns projetos para arte educação.

P.F: Qual a mudança em relação ao tempo em que você começou pra hoje na cena?

Zizi: Tirando as influências européias e americanas, quase tudo.
Hoje temos uma gama de cores quase que infinito para trabalhar. Existem as lojas com seguimento totalmente para grafite, bicos especiais, etc. Hoje qualquer pessoa pode ter acesso ao universo do grafite da noite para o dia.

P.F: Você vê o Grafite efetivamente como um elemento do Hip-Hop?

Zizi: Sim / Não... Não necessariamente, o grafite é uma manifestação artística e qualquer pessoa pode desenvolver.

P.F: A sociedade ainda discrimina o Grafite e quem o faz?

Zizi: Temos a pichação muito forte em nosso estado por isto o grafite acaba sendo bem aceito.

P.F: A música influencia no seu trabalho? Qual a sua inspiração?

Zizi: Inconscientemente sim! A música faz trilha sonora de quase todos meus momentos pessoais, particularmente eu sou fã de RAP então em minha play list 80% é de RAP, mas sou muito eclético e ouço outros estilos também .

Um comentário:

Sun Is Shining disse...

Achei irada essa entrevista. E acredito que o mérito é de vocês, pois o entrevistado é sensacional. Zizi tem talento de sobra...Manda uns grafites irados, além de possuir uma humildade e simplicidade sem tamanho. Fiquem com o Maior aí...Sucesso!... India Poty (Bruninha)!