sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Forte Ouvido de Nyack! Programa Freestyle Entrevista DJ Nyack!

DJ Nyack (Divulgação)

Um dos principais talentos da nova geração do Rap Nacional e um dos DJs mais atuantes do momento. DJ Nyack, "apreciador da boa música" - como se define - comanda os toca-discos nos shows de E.M.I.C.I.D.A e em uma troca de idéia com o Programa Freestyle falou sobre seu contato com os discos, as batidas, a importância do DJ pro grupo de Rap, Vinil X MP3, e claro, deixou suas indicações musicais! Confira com exclusividade as idéias de DJ Nyack:

Por Marcílio Gabriel

P.F: Quem é o DJ Nyack? Por que “Nyack”? Fale um pouco sobre você.
Nyack: Dj Nyack é o Fernando Carmo da Silva, filho da Dona Mônica e do Seu Silvano José, 20 anos de idade, apreciador da boa música, beatmaker, maloqueiro, chato às vezes, contribuinte dessa cultura chamada hip-hop, fã dessa cultura, cativante dela, e exerço um dos elementos dela que é a discotecagem, mas antes de tudo sou um ser humano, tenho meus momentos bons e ruins como qualquer outro. Por que Nyack? É um nome africano que signica "Pessoa que tem um forte ouvido, o que nunca desistirá de seus objetivos", estava lendo um livro de nomes africanos, com o Akillah Jelani (Mc do meu grupo Primeira Função), em busca de um vulgo no qual eu me identificasse porque na época, 2004, eu era o Dj Relíquia, nada a ver, né? (risos) Mas esse meu antigo vulgo veio devido aos discos que eu tenho dos anos 70 que são difíceis de achar, enfim, depois de ler umas três páginas do livro, achei o Nyack e me identifiquei, soa bem também, apesar das pessoas confundirem mesmo assim, Dj Neike, Nike, Nayack, Níack, Kaiak (risos), várias formas menos o Nyack.

P.F: Como foi seu contato com os Toca-discos? Conte sobre o começo e o por que em querer ser DJ.
Nyack:
Meu contato vem desde pequeno na real, quando eu era criança, só dormia se fosse ouvindo música segundo meu pai, ele chegava do trampo dele e colocava o disco do Michael Jackson "Off The Wall", colocava o fone no meu ouvido e ficava escutando até eu cair no sono, mas foi em 2003 mesmo que eu tive vontade de saber como mexer nessas paradas de equipamentos de som e tal, eu comecei numa Ong chamada "Unegro", e lá tinha um Projeto chamado "Do Risco ao Rabisco", no Jardim Brasil. Era um projeto com o objetivo de formar agentes multiplicadores, para jovens de 13 a 17 anos e tinha oficinas de dança, fotografia, reciclagem, DJ, entre outras. Meu professor foi o Dj Marco. No começo eu queria só saber mexer nas paradas e tal, não tinha vontade em fazer disso o meu trabalho e estilo de vida, só que conforme foi passando o tempo, aprendi como tudo começou, e como isso influenciou na história da música e do mundo, acabei me envolvendo nessa parada, quando eu vi já tava fazendo e não queria mais sair, valeu Marco, pelos ensinamentos e por acreditar no meu talento sempre.

P.F: Além dos toca-discos, você também é beatmaker e já produziu para artistas de credibilidade. Fale um pouco de seu trabalho com as batidas.
Nyack: Bem, eu produzo desde julho de 2005 devido a insistência de dois parceiros: Base Mc e Casp (Primeira Função), no começo eu não tinha muita paciência, mas com o tempo fui pegando o jeito no Fruit Loops e gostando da parada, hoje não produzo o quanto eu gostaria e deveria, mas estou trabalhando pra melhorar isso em mim. Gosto muito de samplear música brasileira, internacional também, mas as melhores batidas minha, na minha concepção, são samplers nacionais, como mundo pequeno da Flora Matos, Eu Tô bem, Vô Buscá Minha Fulô, e Pra Mim (Isso é Viver) do E.M.I.C.I.D.A. e outras que tenho aqui no arquivo de casa, Produzi três faixas pro disco do meu Grupo Primeira Função, e assim eu vou caminhando nas produça também, um passo de cada vez, pesquisa é essencial, tanto pra sampler quanto pra batidas e timbres e ter um estilo próprio na hora de fazer as batidas, pode demorar, como pode ser rápido, depende de você, eu demorei um pouquinho pra achar o meu, mas pra mim valeu a pena, acredito.

P.F: Quem acompanha seus sets nas festas em que toca, percebe que você tem um gosto musical bem qualificado. Quais são suas influências musicais no Rap?
Nyack: Pô, tem muita gente: Parteum, Kamau, Racionais Mc's, Simples, Mzuri Sana, Max B.O.,
E.M.I.C.I.D.A., Rashid, Projota, Marechal, Primeira Função, Pentágono, Sombra, Camorra,
Sabotage, De La Soul, A Tribe Called Quest, Pete Rock & CL Smooth, Little Brother, The Pharcyde, Slum Village, Afu-ra, Gang Starr, J.Rawls, Eric Lau, Illa J, Mos Def, Talib Kweli, Hi-Tek, Pacific Division, U-N-I, Common... Pô, é gente pra caramba... Vamos até aqui, acho que o pessoal vai entender (risos).

P.F: Você é um dos DJs mais jovens e mais talentosos do Rap nacional, é DJ do Emicida e já tocou em muitas festas importantes da cena. Mesmo com pouca idade, isso acaba se tornando uma responsabilidade grande e traz uma pressão maior ao seu trabalho?
Nyack: Pela pouca idade eu acredito que não, porque as coisas acontecem porque tem que acontecer, É sempre uma grande responsabilidade, tocar nas festas, independente de qual seja, sabe? Tem aquelas que a gente sente um frio sempre, por exemplo, no Sintonia, toda vez que eu toco lá, é como se eu tivesse indo pela primeira vez, quem já tocou lá sabe o que eu estou falando, mas pra mim também foi muito foda tocar em algumas festas do Zoeira Hip-Hop, Welcome to Hip-Hop (hotel cambridge), tenho que encarar, isso todo dia como um desafio, tá ligado? Porque a gente está sempre em evidência quando está nos toca-discos, influenciando na vida daquelas pessoas que estão lá, pra ouvir seu som, ou ver o show, e a gente pode mudar a vida delas, tocando uma musica, falando alguma coisa no qual aquela pessoa se identifica, pelo menos naquele momento, tá ligado?. Já ouvi pessoas dizendo que começaram a tocar, porque me viu tocando em algum lugar e hoje está na cena aí também, somando com a gente, eu particularmente sinto mais responsabilidade em shows, porque no show se eu errar, o Emicida pode errar, meu grupo pode errar, nós Dj's temos que transmitir segurança pra eles na hora do show, fazer com que nada dê errado e mesmo assim se der errado, o público não pode perceber e temos que consertar, ali na hora e rápido!

DJ Nyack e seu parceiro Emicida (Divulgação)

P.F: Você também está no comando das bases do conjunto “Primeira Função”, fale um pouco sobre o grupo.
Nyack:
Primeira Função é formado por mim -Dj Nyack-, Timm Arif, Fahim, Base Mc, e Akilah Jelani, (4 mc's e 1 dj), estamos juntos desde o final de 2004, somos todos aqui da zona norte de São Paulo, Jardim Brasil, terminamos nosso primeiro disco recentemente, "Amanhã Seremos Ontem", até o fim do ano está na rua, pra quem não conhece e tiver afim de conhecer acesse, www.myspace.com/primeirafuncao espero que gostem!!!

P.F: Vinil X MP3 (Serato). Com qual desses recursos você trabalha? Quais são as vantagens e desvantagens de ambos?
Nyack:
Trabalho com os dois sempre que posso porque eu não tenho Serato ainda. Vantagens: Vantagem do vinil é que não precisamos depender da tecnologia, do laptop e do serato, porque às vezes nos deixa na mão, e eu acho mais classe também, tipo, você procurar os discos ali, escolher a faixa, se mudar de idéia vai lá no case, escolhe outro, fica mais interessante e dinâmico, o público gosta disso também, Serato é foda, veio pra somar também, pra fazer show é muito mais prático e deixa muito mais dinâmico, sem contar que você pode tocar todas aquelas músicas que você não tem em vinil, e as que não sairam em vinil, os lançamentos, eu acho bom o serato pra quem sabe usá-lo, estou aprendendo (risos) . A desvantagem: Vinil aqui no Brasil é muito caro, pra muitos, e assim fica muito difícil, pra muitos dj's que querem tocar, mas não tem dinheiro pra comprar os discos, assim não consegue acompanhar tudo, porque ele vai querer um lançamento, mas se tiver aquele "Mama's Gun" da Erykah Badu (risos), ele vai pegar o Mama's Gun (eu pegaria), falando sério, é meio difícil mesmo, vários Dj's se pudessem teriam todos os discos possíveis e imagináveis, mas o preço atrapalha muito às vezes, muita gente reclama de rap nacional não rolar nas festas, é verdade, toca pouco, mas hoje, nao dá pra dar 250 reais no "Nada Como Um Dia Após Outro Dia" do Racionais Mc's, se eu pudesse teria todos eles, e acredito que conseguirei um dia, mas hoje tá osso, é nessas que muitos Dj's optam em tocar só com o Serato, pois é mais prático e você não vai gastar como gasta com discos. Desvantagem do Serato, é o preço tabém, porque você tem que comprar um laptop bom e compatível mais o módulo, mas não é impossível de ter, mas o mais delicado é que alguns Dj's ficam refém a ele, não levam mais os discos pra tocar, em certos casos até vendem alguns, mas isso é vantagem pra nós que tocamos com vinil (risos) não posso reclamar disso.

P.F: Hoje em dia não faltam opções de festas de Rap para curtir, muitas casas de eventos realizam festas do gênero, com isso fazendo com que o DJ de rap ganhe mais visibilidade. Por outro lado, de um certo tempo, alguns discos de Rap nacional lançados tem pouca participação dos DJs com seus scratchs e performances, ficando muitas vezes no beat e rima, você acha que os DJs que atuam também com os grupos estão perdendo espaço nas músicas de seus respectivos grupos?
Nyack:
Boa pergunta! Eu acredito que hoje, muitos grupos não tem nem DJ! O que é triste. Mas isso eu acho que tem a ver com o relacionamento do Dj com o seu grupo, tava conversando com o Marcus (Kamau) um tempo atrás e me deu uns toques pra ficar mais participativo no show do E.M.I.C.I.D.A., e eu achei da hora, porque acho que tem que ser assim, sabe? Um ajudar o outro, dar uma dica no que pode melhorar, às vezes o que falta é isso, uma troca de idéia do Dj com o Mc, se tiver uma idéia nao deixá-la guardada, chegar e falar, porque vai ser bom para ambos. O Contra Fluxo eu acho foda, os caras tem 2 dj's embaçados: Willian e Big Edy, e o show com eles dois deixa muito dinâmico e produtivo também, Erick jay com o Kamau, KL com o Racionais e por aí vai... Ensaios, sentar e conversar sobre o show antes e depois, isso ajudaria muito para que esses Dj's não fiquem só como o plano de fundo de palco, e sim um elemento indispensável no show.

DJ Nyack em sua performance (Arquivo Pessoal)

P.F: Cite alguns DJs que são necessários e indispensáveis para acompanhar em performances, em festas ou em shows:
Nyack:
Performances: Erick Jay, RM, Abáde, Nino (RJ), Boogie Blind, Craze, Qbert, J. Rocc, Cash Money, Revolution, Babu. Festas: Kl Jay, Marco, Ajamu, Will (Sintonia), Célio, Itamar, Mr. Brown, Dandan, Grandmaster Ney, Silvinho, B8, Akilez, Cabide, Ciriaco (Turntable Spot Club), Dubstrong, King, Nuts, Hum, Cia, Tahira, MF... Muito Dj meu... (risos).

P.F: Pra quem quer ingressar na carreira como DJ, qual a dica do DJ Nyack?
Nyack:
Pesquise, escute muitas músicas, independente de estilo, se você gosta meu, escuta... Paciência e prsistência, não desistir nunca, se for isso mesmo que você quer, porque um dia a recompensa chega, não importa quanto tempo demore, mas faça acontecer, porque isso vai ser a sua vida, vai ter que ser forte em vários momentos, não desistir jamais, por mais difícil que seja.

P.F: O Programa Freestyle agradece sua participação em nosso blog e já abre o espaço pro salve final.
Nyack:
Muito obrigado pelo espaço, espero que vocês tenham gostado e entendido a mensagem, eu curti ter feito a entrevista, valeu mesmo! A Rua é Nóiz!

Conheça os trabalhos de DJ Nyack:
www.myspace.com/djnyack
www.twitter.com/djnyack

Para entrar em contato:
dj.nyack@gmail.com
(11) 9881-5045

Nenhum comentário: