sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Programa Freestyle Entrevista: DJ Morenno

Foto: Celso Neo Produções

A partir de agora o Blog do Freestyle começa com uma série de entrevistas aqui em sua versão escrita do programa. Um conteúdo exclusivo que o Freestyle traz além de seu programa em áudio.
E a primeira entrevista desta série é com DJ Morenno, que lançou recentemente a Mix Tape: "Pra Todos Vol. 1”, pelo selo Track Cheio e atualmente no comando dos toca-discos do grupo curitibano Savave e da banda Capitão Sete. Dj Morenno nos contou sobre seu trabalho e mais sobre o elemento DJ. Confira!

Por: Marcílio Gabriel

P.F: Desde quando você atua como DJ e como surgiu esse interesse?

DJ Morenno: Toco há 5 anos. A minha maior influência veio de casa. Meu pai mantinha uma pequena coleção de discos, que sempre ficava na sala e acessível pra gente ouvir a hora que quiséssemos, fui me tornando sensível à música ao passo que ela foi ao mesmo tempo se tornando algo muito importante pra minha vida. Como dj, minha maior influência foi Dj Primo.

P.F: Todo começo pra um DJ é difícil, em relação a equipamentos, locais pra tocar... Conte como foi seu início? Aconteceu algum fato curioso ou engraçado nesse começo?

DJ Morenno: O inicio foi realmente complicado, não é fácil quando se escolhe um caminho onde você não encontra em qualquer esquina as respostas para as dúvidas que surgem no começo. Eu não sabia qual agulha comprar, qual mixer, onde comprar toca discos muito menos vinil de rap! Depois até conseguir os equipamentos... Tudo era muito complicado e nada acessível. Mas ao mesmo tempo eu comemorava cada disco comprado, cada evolução técnica, cada lance novo que eu descobria, e dificuldades eu tenho até hoje mas o que seria da vida sem elas, seria fácil demais daí!... Teve um episódio engraçado que rolou numa das primeiras vezes que fui me apresentar públicamente, eu estava ansioso e acabei colocando o cabo do fone na entrada do microfone... O som não vinha, foi meio embaraçoso! Fiz tanta coisa nada a ver no começo, já abri o toca disco quando o problema era na agulha (risos), muita coisa mesmo!

P.F: Quais são os projetos que está envolvido atualmente?

DJ Morenno: Estou gravando com meu irmão que também é dj, uma mixtape que vai se tornar o cartão de visitas de um projeto que temos, chamado "black soul foda", uma hora de som mixado, muito funk, rap e scratchs! Tenho feito bastante scratchs para os trabalhos dos produtores e mcs aqui de Curitiba, acredito que até o final de 2009 me surjam mais trabalhos do tipo. No final de 2008 lancei minha primeira mixtape chamada “pra todos”, até o fim desse semestre pretendo estar com o segundo volume na rua. Tem outros projetos mas prefiro não anunciar pra não virar promessa!

P.F: É fácil ser DJ no Brasil hoje?

DJ Morenno: Depende aonde se quer chegar, hoje é tudo mais acessível se comparado há alguns anos atrás, a globalização permitiu que a informação ficasse ao alcance de quem procura e tem força de vontade. Acredito que as duas maiores barreiras pra um dj hoje em dia aqui no Brasil, é a grana e o tempo. Não é todo mundo que tem tempo e grana pra poder se dedicar somente a profissão, eu, por exemplo, tenho mais três atividades fora o trampo de dj, pra poder botar em prática um projeto relevante é necessário tempo e grana, o que acredito ser o mal do século, tempo não é um produto que se compra e mesmo que fosse seria necessário dinheiro então...(risos). Agora se o cara quer ser mais um daí tudo é mais fácil.

P.F: Existe hoje um reconhecimento merecido para o DJ que trabalha com o rap nacional?

DJ Morenno: O reconhecimento é você quem busca e se fizer direito e de coração, com vontade e amor de verdade ele vem merecidamente. Podemos dar o nosso melhor pra tudo que vamos fazer, e sempre vai ter alguém te observando, acho que o que se deve buscar primeiramente é a realização pessoal, o reconhecimento é conseqüência do teu esforço.

P.F: Qual sua opinião sobre a questão dos DJ’s terem registro no DRT (Delegacia Regional do Trabalho)? O que isso muda?

DJ Morenno: Eu tive que pesquisar e me interar sobre esse assunto, eu tenho que ser sincero, não estava por dentro. Eu dei uma lida pra me situar e tenho que confessar que sou bem omisso nessas questões não sou muito radical com isso, até porque acredito que se houver mudanças no que se refere à formalidade da profissão de dj, estamos no Brasil e aqui geralmente nada acontece da noite pro dia, e querendo ou não nós dj’s vamos ter que nos adaptar! Remar contra a maré não resolve nada, que venham mudanças!

P.F: Indique alguns sons que não podem faltar na pista:

Hocus Pocus – Vocab
Drum brothers – Live and uncut
Lauryn Hill – All my time
Jazzanova - Look What You're Doin' to Me feat. Phonte

P.F: Pra quem pretende ingressar nessa área, qual é a sua dica?

DJ Morenno:
Tenha calma, saiba que a cada dia você pode se deparar com uma descoberta nova, pratique, tenha paciência, vá observar bons dj’s trabalharem, seja curioso, não desanime é superando as dificuldades que se acha o diferencial!



Confira e baixe a Mix Tape "Pra Todos Vol. 1" do DJ Morenno no site da Track Cheio.

Nenhum comentário: